A Saga Robôs–Império–Fundação: Melhor Ordem de Leitura

eu-robo-asimov-resenha-raquel-moritz-pipoca-musical-01Quando Asimov escreveu as histórias dos Robôs, os livros do Império Galático e a saga da Fundação, não tinha pretensão de que elas formassem uma cronologia única. No entanto, em meados dos anos 80, resolveu integrar oficialmente todas essas obras em um universo coeso. Para isso fez alguns ajustes aqui e ali nos livros que já haviam sido publicados e, desde então, tudo o que escreveu faz parte do passado, presente e futuro de uma mesma história.

A maioria dos novos leitores fica em dúvida se deveriam ler os livros na ordem em que foram originalmente publicados, ou quem sabe na ordem cronológica dos fatos. E a resposta da maioria dos fãs experientes de Asimov é a seguinte:

Nem uma, nem outra.

A melhor ordem para você ler a totalidade da Saga é uma mescla das duas. Com a lista sugerida aqui (que é quase um consenso entre os fãs das antigas), você não terá spoilers desnecessários antes da hora e poderá passar por toda a montanha-russa de sentimentos originalmente concebida pelo Bom Doutor, além de tirar o máximo proveito de todos os detalhes com os quais Asimov povoou essa obra magistral.

Vamos a ela:

01 – Eu, Robô

  • Apesar de ser uma coletânea de contos sobre robôs, é a origem de tudo. Aliás, esse livro não é simplesmente uma coletânea, pois os contos, anteriormente publicados de forma independente, foram reescritos e costurados de tal forma que, no final, temos a sensação de uma curva de desenvolvimento, tanto para a importantíssima personagem de Susan Calvin como para o desenvolvimento da sociedade terrestre e seus robôs.

02 – As Cavernas de Aço; 03 – O Sol Desvelado; 04 – Imagem no Espelho (Visões de Robô); 05 – Robôs da Alvorada; 06 – Robôs e o Império

  • Essa quadrilogia (e o conto que aparece no livro Visões de Robô) formam o que conhecemos como a Série de Elijah Baley.
  • Além da história principal, mostra as primeiras incursões dos robôs ao espaço.

07 – Poeira de Estrelas; 08 – As Correntes do Espaço; 09 – 527 Era Galática

  • Essa é a chamada Trilogia do Império Galático, porém os livros não estão conectados e podem ser lidos em qualquer ordem.

10 – Fundação; 11 – Fundação e Império ; 12 – Segunda Fundação

  • Essa é a chamada Trilogia Original da Fundação.

13 – Limites da Fundação

14 – Fundação e a Terra

  • Este é verdadeiramente o final da saga. Mas se você chegou até aqui, com certeza vai se divertir com os dois livros que Asimov adicionou posteriormente, a seguir:

15 – Prelúdio à Fundação; 16 – Origens da Fundação

  • Apesar dos eventos retratados aqui serem anteriores cronologicamente, Asimov pressupõe que você já leu os livros publicados anteriormente e se refere a eventos e fatos descritos ali. Portanto se você cair na armadilha de ler os livros pela ordem cronológica, vai receber informações aqui que irão estragar as surpresas dos outros livros. Além disso, a maneira como Asimov fecha a obra é muito apropriada.

Agora que você já tem o mapa, vamos em frente! E saiba que você está prestes a começar uma viagem que irá marcar para sempre a sua vida!

João Wolf

 

Anúncios

7 comentários sobre “A Saga Robôs–Império–Fundação: Melhor Ordem de Leitura

  1. Excelente lista! Perfeita para orientar quem se interessa pelo Asimov, mas pode estar perdido, como eu estava…
    Errata para o título número 9 que está como 527, mas é 827!

    Curtir

  2. Excelente lista. Me ajudou bastante. Só uma dica, pra completar o que disse Melkor Erhimgor, o 827 Era Galáctica tem sito vendido agora como Pedra no Céu, isso pode acabar atrapalhando um pouco. Seria bom se colocasse um adendo no texto dizendo que o nome pode ser qualquer um dos dois.

    Curtir

  3. Faz tempo que estou curioso sobre Asimov e ontem eu peguei na biblioteca o livro “Visões de Robô” ao lado dos livros “A Revolução dos Bichos” e “Vidas Secas” (os dois últimos para a escola). Espero, em breve, seguir o mapa que está nesse site. 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s