00 – The Kinetics of the Reaction Inactivation of Tyrosinase During Its Catalysis of the Aerobic Oxidation of Catechol (1948)

000Número de Publicação – 00
Título – The Kinetics of the Reaction Inactivation of Tyrosinase During Its Catalysis of the Aerobic Oxidation of Catechol (1948)
Título em Português – A Cinética da Inativação da Reação da Tirosinase durante sua Catálise da Oxidação Aeróbica do Catechol

Resenha de John H. Jenkins, do site Asimov Reviews
Essa é a dissertação de doutorado de Asimov e, se você tiver sorte de encontrar uma cópia, não precisa se dar o trabalho de lê-la. É um texto, na verdade, bem chato.

Claro que ninguém nunca disse que uma dissertação de doutorado tem obrigação de ser uma leitura empolgante — e o próprio Asimov não achava graça no estilo de escrita que ele foi obrigado a usar em sua dissertação, tanto que ele deu uma sacaneada em si mesmo naquele seu primeiro texto sobre as Tiotimolinas.

Além disso, o assunto é muito obscuro e, honestamente, relativamente sem importância. Se esse texto não fosse a dissertação de doutorado de Isaac Asimov — e uma das coisas que transformou o Bom Doutor em um “doutor” —, ele deveria cair mesmo na total obscuridade, onde ele pertence.

Por outro lado, o texto não é tão obscuro e desimportante quanto Asimov quis que acreditássemos, e até demonstra uma certa criatividade e pensamento original. Não há dúvida que Asimov mereceu o seu título de Doutor. Mesmo assim, não tem um significado ou interesse especial além de dois pontos: Um, provou que Asimov mereceu seu título e, dois, fez com que ele escrevesse o hilário “The Endochronic Properties of Resublimated Thiotimoline” e as suas continuações, que são dignas de centenas de doutorados.

Traduzido por João Wolf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: